Tel:(+ 55) 11 3045 7740
R. Clodomiro Amazonas, 1158 Lj 62/63
São Paulo - SP - Brasil - CEP 04537-002
Informações à Imprensa
26 de nov. de 2010
EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA NA MONGÓLIA com Haroldo Castro
Viagem vai gerar livro com fotos produzidas pelos participantes e editadas
pelo premiado fotógrafo
A Latitudes – Viagens de Conhecimento apresenta o roteiro Expedição Fotográfica na Mongólia com o premiado fotógrafo e jornalista Haroldo Castro. Esta viagem será uma fascinante jornada para os apaixonados por fotografia em um país singular pela sua história, paisagens, cultura e seu povo hospitaleiro.
As festividades do Naadam, as chamadas Olimpíadas das Estepes, foram escolhidas como ponto central da viagem, onde serão fotografadas cenas das competições de arco e flecha, das corridas de cavalos pelas planícies e das lutas livres entre gigantes mongóis, passatempos favoritos das tropas do imperador Gengis Khan e uma maneira para manter os soldados em forma. Como o Naadam é o principal feriado nacional, todos os participantes estarão vestidos com seus trajes mais elegantes e coloridos, lembrando que eles adoram ser fotografados.
Outro ponto alto do roteiro será a visita ao monastério Khamariin, no deserto do Gobi, onde os viajantes conhecerão o local que Danzan Rabjaa, o Lama do Gobi, viveu há quase dois séculos. Antes do mosteiro ser destruído no verão de 1938 pelo exército soviético, o monge Tuduv conseguiu esconder nas areias do deserto 64 arcas contendo os tesouros do templo: objetos religiosos, manuscritos sagrados e obras de arte. Mais da metade das arcas já foi exumada por Altangerel, neto de Tuduv e curador do museu que também será visitado em Sainshand. No norte, o grupo conhecerá o mosteiro Amarbayasgalant – na opinião de Castro, o mais bonito do país.
Para os que buscam um maior contato com a natureza, a expedição passará pelo Parque Nacional Hustai, onde os participantes da viagem fotografarão alguns dos 200 cavalos selvagens que habitam a área, que são nativos das estepes mongóis, como também a Reserva Natural Ikn Nart que acolhe duas espécies de carneiros selvagens – o Argali e o Ibex – onde o grupo tentará encontrá-los entre as formações rochosas espetaculares da região.
Cerca de um milhão de mongóis, 1/3 da população total, ainda vive no campo, seguindo seu modo de vida nômade. O roteiro proporcionará o contato com o saber e a hospitalidade nômade ao passar diversas noites em acampamentos tradicionais, nas tendas redondas “ger”, conhecendo um pouco mais do cotidiano, tornando a viagem inesquecível.
O curso de fotografia da expedição será prático, usando as festas, a natureza e as tradições budistas como temas; no final da viagem será editado um livro por Castro com fotos produzidas pelos participantes.
Especialista – Haroldo Castro Haroldo Castro possui três paixões: contar histórias com fotos e crônicas, estar na natureza e viajar intensamente – visitou 156 países. Possui mais de 30 anos de experiência profissional como fotógrafo, jornalista, produtor e diretor de documentários e estrategista de comunicação. Fundou o Clube de Viajologia (www.viajologia.com.br), uma iniciativa que reconhece a viagem como uma escola dinâmica. Em Washington, DC, atuou por 16 anos na ONG Conservation International (CI), onde, como vice-presidente de comunicação, produziu cerca de 50 docume ntários sobre a biodiversidade. Seus programas ganharam mais de 60 prêmios nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina. Como promotor do jornalismo ambiental, criou, em 1999, o Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade. Realizou 17 exposições fotográficas, publicou centenas de reportagens e milhares de fotografias na imprensa mundial. Desde 2007, quando retornou ao Brasil, colabora com a revista Época e outras publicações e mantém o Blog Viajologia. Com Ana Paula Padrão, produziu dois documentários para o SBT Realidade. É professor de Fotografia de Viagem em curso de pós-graduação de Fotografia. Trabalha em quatro idiomas. De novembro de 2009 a julho de 2010, Haroldo e seu filho Mikael realizaram uma expedição jornalística de 40 mil km – Luzes da África – por 18 países do continente. Seus trabalhos foram publicados na revista Época e transmitidos no Canal Futura. Haroldo viajou à Mongólia em 2007 e em 2009, produzindo reportagens que foram publicadas em Época, Planeta e Terra da Gente.
EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA NA MONGÓLIA com Haroldo Castro
De 1 a 20 de julho de 2011
Quem leva: LATITUDES - Viagens de Conhecimento
web site: www.latitudes.com.br
Máxima Assessoria de Imprensa
Sandra Campello – sandra@maximasp.com.br
:(11) 3283-2508 / 9165-6996
Silvia Pacolla – spacolla@uol.com.br :http://www.blogger.com/
0 comentários:
Postar um comentário