20 de abr. de 2011

JAZZ EM CHICAGO E NOVA YORK, AS MUITAS ESPANHAS e ÍNDIA

Sentidos, Filosofia e Espiritualidade são algumas das palestras oferecidas pela Latitudes - Viagens de Conhecimento para os próximos meses



A Latitudes – Viagens de Conhecimento apresenta 4 palestras sobre  seus roteiros desenvolvidos na companhia de grandes parcerias.



7/05/2011 - JAZZ EM CHICAGO E NOVA YORK - O ritmo da liberdade

Dia / hora: Sábado, 7 de maio de 2011 - 11h
Local: Casa do Saber - R. Doutor Mário Ferraz, 414 - Jd. Paulistano
Palestrante: Daniel Daibem
Confirmar presença com Vivian pelo telefone (11) 3045-7740 ou pelo e-mail: vivian@latitudes.com.br

Nesta palestra, Daniel Daibem, profundo conhecedor do ritmo, apresenta o que o roteiro proporcionará ao amante do estilo.
Jazz é sinônimo de cultura que se reinventa de tempos em tempos. É uma das expressões maiores da sociedade americana, refletindo sua riqueza étnica e cultural. A trajetória do jazz passa por Chicago e Nova York, onde atinge o auge criativo e encontra sua vocação de música universal. É lá que surgem as diversas fusions do jazz com outros ritmos, introduzindo tendências, estilos e instrumentos. É nesse palco, e no compasso da sensibilidade musical de Daniel Daibem, que essa arte repleta de ritmos, improvisos e liberdade poderá ser conhecida, vivenciada e principalmente ouvida.

9/05/2011 - AS MUITAS ESPANHAS

Dia / hora: Segunda-feira, 9 de maio de 2011 - 20h
Local: Casa do Saber - R. Doutor Mário Ferraz, 414 - Jd. Paulistano
Palestrante: Leandro Karnal
Confirmar presença com Vivian pelo telefone da Latitudes (011) 3045-7740 ou pelo email vivian@latitudes.com.br

Essa viagem destaca a pluralidade cultural e religiosa da Espanha, derivada da presença e influência das três religiões mais cultuadas no mundo: o islamismo, o judaísmo e o cristianismo, que ali conflitaram, criaram profundas raízes e hoje convivem, formando um dos mosaicos histórico-culturais mais fascinantes da Europa. O roteiro concentra-se nas regiões de Castela e Andaluzia, a mais marcante testemunha do esplendor alcançado durante a presença árabe na Espanha. Karnal explanará na palestra sobre as suas singularidades desta viagem.

30/06/2011 - ÍNDIA - Sentidos, Filosofia e Espiritualidade

Dia / hora: Quinta-feira, 30 de junho de 2011 - 20h
Local: Casa do Saber - R. Doutor Mário Ferraz, 414 - Jd. Paulistano
Palestrante: Luís Malta Louceiro
Confirmar presença com Vivian pelo telefone (11) 3045-7740 ou pelo e-mail: vivian@latitudes.com.br.

A Índia é um país de muitos sabores e saberes. Os sabores são fruto de uma natureza cheia de contrastes - entre o deserto no Rajastão e o fértil Vale do Ganges - que oferece alimentos e especiarias capazes de despertar novos sentidos. Os saberes são produto de uma civilização multimilenar, com uma cultura rica em formas artísticas e religiosas, que assimilou de forma inteligente o que herdou de outras civilizações, especialmente a islâmica e a inglesa. Guiada pelo filósofo, estudioso e conhecedor das Filosofias da Índia, Luís Malta Louceiro, essa viagem possibilita uma vivência histórica, cultural e espiritual, e traz à luz elementos fundamentais para a compreensão de um dos países mais simbolicamente impactantes do oriente.

7/07/2011 - VIENA, PRAGA E BERLIM - Um século de história, literatura e arte na Europa

Dia / hora: Quinta-feira, 07 de julho de 2011 - 20hs
Local: Casa do Saber - R. Doutor Mário Ferraz, 414 - Jd. Paulistano
Palestrante: Marcelo Backes
Confirmar presença com Vivian pelo telefone (11) 3045-7740 ou pelo e-mail: vivian@latitudes.com.br.

Viena, antiga capital do Império Austro Húngaro, foi a grande potência e um dos maiores centros de cultura e arte na Europa na virada do século 19 para o 20. Embora tenha perdido poder político e econômico no cenário atual, continua transpirando classicismo, cultivando o estilo de vida europeu e exibindo cultura por todos os lados. Praga, a cidade das cem torres, uma das mais belas capitais da Europa, deu ao mundo um dos maiores escritores de todos os tempos, Franz Kafka. Berlim foi a cidade escolhida pelos artistas europeus na virada do século 20 para o 21. Das novelas cheias de casanovas e libertinas de Schnitzler, irmão gêmeo de Freud, passando pelo “O homem sem qualidades” de Musil – a maior obra filosófica do século 20 – e pelas narrativas inquietantes de Kafka chegaremos aos artistas que fazem de Berlim um dos maiores centros culturais da contemporaneidade.

0 comentários:

Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More